Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O que é:
A bandagem elástica adesiva foi desenvolvida no Japão há mais de 20 anos. Desde então, sua técnica de aplicação vem evoluindo e temos visto cada vez mais publicações científicas a seu respeito. De forma única o Método Therapy Taping se baseia no Conceito de Estimulação Tegumentar. Nosso tegumento ou pele, possui uma série de receptores sensíveis aos mais diversos estímulos, como calor, frio, pressão... sem dúvida este é um Sistema que tem uma importância enorme no envio de informações ao Sistema Nervoso Central.

Influências já documentadas estão relacionadas à diminuição da percepção da Dor, estimulação do sistema linfático que promove uma absorção mais rápida de edemas, outro fator que provoca grande alívio de dor nestes pacientes. Influências no sistema motor também tem sido muito bem estudadas e evidências mostram que dependendo da forma como a bandagem é aplicada, é possível tanto estimular como inibir contrações musculares. Este princípio beneficia tanto pacientes neurológicos, pois é possível reduzir quadros de espasmos musculares, como pacientes ortopédicos ou atletas, inibindo músculos que estejam tensos ou sobrecarregados.

Grande vantagens das bandagens elásticas em relação às rígidas são: estimulação mantida de 3 a 7 dias ininterrúptos, dependendo do fabricante do produto; liberdade de movimento, que não prejudica desempenho e proporciona muito conforto; caso seja necessário, existem técnicas para limitação de movimento, além da própria bandagem, apesar de ser elástica, apresentar rigidez no sentido transversal.

Outros Benefícios:

  • Melhora da Resposta Motora;
  • Melhora da Função Neurológica;
  • Melhora da Estabilidade Articular;
  • Prevenção de Lesões Musculares e Articulares;
  • Melhora da Circulação Sanguínea e Linfática;
  • Melhora da Dor.